terça-feira, 21 de julho de 2009

Há jazz em Serralves

18.07.2009 - 17h27 Rodrigo Amado
Este ano na sua 18ª edição, o Jazz no Parque dá continuidade ao interessante ciclo de concertos que se repete todos os anos no campo de ténis do parque da Fundação de Serralves.

Com uma programação certeira e informada da responsabilidade de António Curvelo, o Jazz no Parque 2009 tem início com a actuação do sexteto de Mário Barreiros, com uma formação que deixa excelentes expectativas para o concerto de hoje à noite; Mário Barreiros na bateria, Avishai Cohen no trompete, Ben Van Gelder no saxofone alto, Jesús Santandreu no saxofone tenor, Abe Rábade no piano e Carlos Barretto no contrabaixo. Barreiros evoca o lendário ano de 1959, altura em que foram gravados inúmeros registos históricos como Kind of Blue (Miles Davis), Giant Steps (John Coltrane) ou The Shape of Jazz to Come (Ornette Coleman).

A segunda data do ciclo é preenchida pela actuação do trio de Donny McCaslin, um saxofonista tenor que tem dado que falar com a sua participação na orquestra de Maria Schneider, revelando uma notável capacidade solista. A seu lado, Ricky Rodriguez no contrabaixo e Johnathan Blake na bateria.

Finalmente, last but not the least, o quarteto do grande saxofonista Bennie Wallace, desta vez num programa dedicado às composições do genial Thelonious Monk, autor ao qual dedicou o registo Plays Monk, gravado em 1981. Neste espectáculo, que se antevê como o ponto alto desta edição de Jazz no Parque, Wallace conta com a preciosa colaboração de John Hebert (contrabaixo), Donald Vega (piano), e Yoron Israel (bateria).

Sem comentários:

Enviar um comentário